Democrativa - SELIC- Fórum de Governadores dos Estados do Brasil Central
(04/03)

A mudança da atual política monetária, que impõe taxas de juros altas e recessão, é uma questão estratégica para a retomada da economia e da saúde fiscal da União, Estados e municípios. Este foi o tema principal da apresentação feita pelo presidente do Fórum DEMOCRACIA ATIVA e da ADIAL BRASIL, empresário José Alves Filho, aos governadores do Brasil Central, durante encontro realizado nos dias 3 e 4 de março, em Goiânia.

Com o atual patamar da Selic em 14,25%, argumentou, a maioria dos governos estaduais estará quebrado ainda este ano, já que o serviço da dívida dos Estados está ao redor de 80% da receita líquida, inviabilizando-os financeiramente.

Lembrou também que a insistência do governo federal de controlar a inflação por meio de elevadas taxas de juros está detonando a economia nacional, quebrando as empresas, reduzindo as vendas e elevando as taxas de desemprego.

"Com a taxa Selic em 3%, a economia voltará a crescer, o desemprego cairá, a dívida com o Governo Federal reduzirá, o caixa dos Estados terá grande alívio e voltarão a crescer os recursos para a saúde, educação, transporte e segurança", frisou.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, presente ao Fórum, se interessou pela proposta e se reunirá com o empresário José Alves Filho para discutir o assunto. Da mesma forma, os governadores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Amazonas e Maranhão demonstraram interesse pelo reposicionamento da Selic para retomada do desenvolvimento do Brasil.