CEO FÓRUM - GOIÁS
(18/05)

O presidente do Grupo José Alves, José Alves Filho, também presidente do Instituto DEMOCRATIVA e da ADIAL BRASIL, voltou a defender, durante o CEO Fórum da Amcham  2016 no dia 18 de maio, a  forte redução da taxa básica de juros da economia brasileira para 3% ao ano,  ao entender que o Brasil não pode continuar combatendo inflação e recessão com aumento da Taxa Selic, na contramão do que tem feito outros países como os Estados Unidos, Espanha e México, onde os juros são baixíssimos.

?Ao ministrar este remédio amargo na dose errada, elevando a taxa Selic para 14,25% ao ano, o Banco Central conduziu a economia brasileira ao coma?, frisou, ao falar para mais de 200 pessoas. No mesmo ritmo, disse, provocou a disparada da dívida pública, que chegou a R$ 2,8 trilhões em fevereiro. Somente com juros o Governo Federal gastou R$ 550 bilhões em 2015, conta que foi paga pelo consumidor brasileiro. Estamos nos autoflagelando. O resultado está aí: PIB de quase 8% acumulado em dois anos, inflação alta, 11 milhões de desempregados, 355 mil de empresas fechadas, queda nas vendas e paralisação de investimentos.

José Alves enfatizou que é hora de superar a simples retórica da mudança e oferecer medidas concretas para que os juros caiam efetivamente.  Responsabilidade que está nas mãos do presidente em exercício Michel Temer, mesmo levando-se em conta seu caráter transitório e as condições excepcionais em que assumiu o Palácio do Planalto.