8ª Plenária da Força sindical recebe a participação do Instituto DEMOCRATIVA
(17/03)

Realizado em 17/03, em Caldas Novas, o evento contou com a importante participação dos membros do Instituto DEMOCRATIVA, como José Alves Filho, Presidente do Instituto; Marcelo Ladvocat, Professor das Faculdades ALFA; Aurélio Trancoso, Professor das Faculdades ALFA; Dr. Luiz Antonio Faria de Sousa, do Instituto DEMOCRATIVA; Karin Hagy, do Instituto DEMOCRATIVA; e Carolina Noura, da ADIAL BRASIL.

O evento teve como objetivo mostrar aos trabalhadores a importância da diminuição da taxa SELIC para 3%, para a manutenção dos empregos e do consumo através de uma economia forte e baixas taxas de juros. 

José Alves Filho, apresentou aos participantes dados importantes da economia do País. Ele citou que só no primeiro trimestre deste ano, os pedidos de falência aumentaram em 31%. Especificamente na indústria, a produção reduziu-se em todos os setores. Em 2015 a queda da produção foi de 8,3%. No comércio, foram 95 mil lojas fechadas em 2015, o pior número dos últimos 15 anos.

?Tudo isso já resultou em 10 milhões de desempregados no País. Isso mesmo, é o trabalhador que está ficando com a pior parte, pois com a desordem na economia do país, o trabalhador perde seu emprego, perde o sustento, o arrimo da família?, explicou José Alves.

O presidente ainda continuou: ?Para vocês terem uma ideia, neste biênio, estaremos acumulando uma queda na renda das famílias, superior a 10%. Por este motivo, é muito importante as causas dos erros que jogaram o Brasil nesta situação, para que se interrompa este ciclo de contínua piora na economia. No Instituto DEMOCRATIVA estamos fazendo isso arduamente e precisamos contar com vocês, trabalhadores, precisamos unir forças para retomar novamente a economia do país com força total?.

José Alves ainda salientou que sem os Incentivos Fiscais de ICMS, os estados signatários deste manifesto não teriam conseguido atrair as indústrias que hoje estão instaladas e produzindo nos nossos estados. O representante ainda explicou que sem eles também não conseguiremos atrair novas e importantes indústrias para os nossos territórios; ademais, sem eles perderemos ia maioria das Indústrias que se instalaram nos estados mais pobres nos últimos vinte e cinco anos.

Para ele, reduzir as alíquotas será atender aos Estados maiores que tem interesse em neutralizar ou reduzir a atual capacidade competitiva dos Estados Pobres atraírem novas Indústrias e ou manterem as já conquistadas. Reduzir as alíquotas será um ato de clara preferência pelos Estados hoje mais afortunados.

O representante comentou sobre a importância dos trabalhadores apoiarem ativamente o projeto: ?Com os incentivos fiscais, os Trabalhadores conquistaram muitas coisas: novos e reais empregos formais gerados pelas Indústrias; melhor remuneração na Agropecuária e no Comércio; criação de vagas para os milhares de jovens nascidos a partir de 1996; Redução dos movimentos de migração de vários Estados em direção aos Estados do Eixo São Paulo /Sul; estado tem mais recursos financeiros para aplicar em hospitais, escolas, segurança, estradas e outras infraestruturas públicas?.

Durante o evento, o Professor Marcelo Ladvocat, explicou diversos temas aos participantes e tirou duvidas de todos sobre temas como taxa SELIC, inflação, desemprego, instabilidade financeira-econômica, entre outros temas de interesse dos participantes.

 Além disso, o evento contou com a participação de membros importantes da Força Sindical como: Carlos Cavalcante de Lacerda, Secretário de Relações Institucionais da Força Sindical, representando Rodrigo Carvelo, Presidente Estadual de Goiás da Força Sindical; Rherman de Souza Pires, Secretário geral Força Sindical Goiás, entre outros representantes.